O que é a dieta paleolítica e como ela pode te ajudar na sua dieta?

A dieta paleolítica não é uma simples dieta. E sim uma mudança de estilo de vida para um mais saudável. Se hoje temos a agricultura para fornecer nosso alimento, antes não era bem assim.

Teve uma época na história da humanidade que só comíamos o que caçavam. Alguns dos pesquisadores mais importantes do mundo constataram o seguinte. Nessa fase paleolítica tínhamos mais saúde e energia que hoje.

O que contrariava o que muitos pensavam. Para ter uma ideia, hoje temos mais pessoas com doenças e debilitadas que na era paleolítica.

A dieta paleolítica tem esse nome por ser a mesma dieta que seguiam as pessoas dessa época na humanidade. Baseada somente em alimentos antes da criação da agricultura.

Mas afinal, o que a dieta paleo. Muito utilizada por pessoas famosas de todo mundo. Criada pelos nossos ancestrais há milhares de anos tem de tão especial? O que podemos comer que tinha antes da criação da agricultura?

Corpo definido - paleolitico

Nesse artigo vamos responder essas perguntas e mais outras sobre a dieta paleolítica. Acompanhe até o final. Vamos primeiro no que você pode comer:

Alimentos para a dieta Paleo

Como a dieta é baseada em como os nossos ancestrais comiam. Os principais alimentos da dieta são carnes e peixes de preferência que foram criados naturalmente.

É importante destacar a diferença por exemplo de uma vaca que pasta por exemplo de uma vaca que só come ração. Outro exemplo é um peixe criado em cativeiro para um pescado.

A principal diferença é quantidade de nutrientes como ômega 3,ômega 6 e a proteína produzidas entre os dois tipos. Além de alimentos que eram caçados que são os principais da dieta paleo. Frutas também podem ser amplamente consumidas.
Alimentos proibidos na dieta paleolítica

Sementes, trigo, laticínios e industrializados são alimentos proibidos na dieta paleo. Açúcar também é outra substância que deve retirada da sua dieta gradativamente.

As sementes são alimentos que possuem propriedades anti nutrientes. O trigo e o laticínio foram produzidos após a humanidade começar a agricultura. Os industrializados são péssimos para saúde por conter diversos conservantes e químicos.

O açúcar é uma substância conhecida pelos seus males ao organismo e por fazer termos mais barriga por exemplo. É só pararmos para entender que a fase da humanidade que mais tínhamos saúde naturalmente não comiamos nenhum desses alimentos.

Veja também:✔️DIETA DE 21 DIAS 🔥 Emagreça de 5 à 10KG em 21 DIAS

Principais benefícios da dieta Paleo para saúde

Baixo índice glicêmico

A dieta ancestral tem um baixo índice glicêmico em seus alimentos. Isso ajuda o organismo de diversas maneiras. Primeiro ajuda a combater a retenção líquida que é conhecida por ser aquele inchaço indesejado na barriga.

Além de combater a diabetes e melhorar a captação dos carboidratos pelo organismo. A dieta paleolítica permite trocar o açúcar pelo mel sem problemas.

Uma dieta pouco inflamatória

Alimentos industrializados e anti nutrientes como as sementes. Podem causar o aparecimento de diversos problemas de saúde. Entre os principais são:

  • Diabetes
  • Câncer
  • Alzheimer
  • Infarto

A dieta paleolítica é uma dieta conhecida por ser pouco inflamatória. Isso por sí já previne todas as doenças neurodegenerativas.

A dieta paleo favorece a hipertrofia?

Funciona e muito para ganhar massa magra. A ingestão de alimentos ricos em ômega 3, proteína e ômega 6. Trazem benefícios como o aumento do GH e da testosterona. Isso faz o nosso corpo emagrecer mais rápido.

Além disso a perda de gordura corporal é notória em praticantes da dieta. Por tudo isso a dieta já poderia ser uma boa alternativa. Porém outro grande benefício é o aumento de energia e disposição.

Outra grande parte da saúde dos nossos ancestrais estava em práticas de atividades. Para caçar ou fugir do perigo o ser humano era obrigado a fazer alguma atividade.

Hoje não é mais questão de vida e morte, porém é de muito importante alinhar a dieta a alguma atividade física.

EXEMPLOS DE CARDÁPIO

  • Café da manhã
    Café sem açúcar, uma banana e um omelete com 2 ovos.
  • Almoço
    150 gramas de carne, tomate com batatas cozidas.
  • Jantar
    150 gramas de frango, legumes refogados.

Veja também: Dieta Low Carb

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *